12 julho, 2011

Sustentáveis no Brasil-Ceará parte 1


No último post ficou claro o aumento da procura por fontes sustentáveis,ficou claro também que o selo de sustentável já é tratado como comércio,onde quem tem é mais quisto pelos consumidores.Por preocupação ambiental ou pelo marketing,empresas buscam soluções cada vez mais voltadas para o meio ambiente,como será que o Brasil se sai neste quesito?
A palavra SUSTENTABILIDADE no Brasil é tida como impossível, coisa de primeiro mundo que jamais funcionaria em terras tupiniquins.
Nos próximos posts farei questão de apresentar projetos energéticos ambientalmente corretos no Brasil.
Vamos começar por entender um pouco sobre Energia Eólica com exemplos nacionais e como os órgãos públicos lidam com a instalação de fontes alternativas,da aceitação até o seu financiamento.
Localizado na região Nordeste do país,o Ceará além de possuir algumas das mais belas praias do Brasil,também ostenta o título de Estado com os maiores parques Eólicos do país.
Não me canso de lembrar:o Brasil é um país abençoado no que tange às fontes de energia;a prova maior do sucesso da energia eólica é sobre a quantidade de projetos em andamento:são 14 só no Ceará.
O Nordeste brasileiro até por sua posição de latitude está sempre sob influência dos ventos alísios,que sopram sempre de oeste para leste em todo o globo,tendo haver com o transporte de energia na própria atmosfera.
Por isso o litoral brasileiro é um local privilegiado para o aproveitamento de energia eólica,exatamente pela constância destes ventos.
Dentro dos projetos,podemos citar a Usina Taíba Albatroz que fica a 60 km da capital cearense,onde possui aerogeradores com aproximadamente 82 metros de altura,do chão à nacele e pás que chegam a 88 metros de diâmetro.A geração de energia através dos ventos se dá pelo design aerodinâmico das pás,onde o vento passa com diferentes pressões entre a parte superior e a inferior que faz sua movimentação, impulsionando assim um gerador que possui sistemas de multiplicadores,onde uma rotação baixa é multiplicada.
Usina Taíba Albatroz.
Resumindo:o vento se converte em energia mecânica que se converte em energia elétrica.
Outro parque Eólico de destaque é o Parque Aracati(Bons Ventos),localizado no litoral do Estado a cerca de 250 km da capital.
O parque conta com 67 turbinas e uma área total de 1200 hectares,produzindo cerca de 1385 MW,podendo satisfazer facilmente a necessidade de aproximadamente 500 mil pessoas de baixa renda.Uma outra qualidade do parque é o fato de impactar ambientalmente apenas 3% de toda sua extensão,agrupando as turbinas e todas a vias de acesso.
Aracati

De acordo com a ANEEL,o Brasil tem capacidade instalada para produzir quase 800MW de energia eólica, o suficiente para abastecer 5 milhões de habitantes de baixa renda,no entanto isso representaria menos de 1% de toda a energia gerada no país.
A energia eólica sendo inserida na matriz energética do Brasil pode sim complementar a geração de eletricidade do país;viabilizando-se economicamente podendo substituir em casos de emergência a hidreletricidade,evitando assim que outros tipos de energia mais poluentes sejam usadas.No mercado brasileiro para uma fonte relativamente nova dar certo,programas como o PROINFA( Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) são importantes para que empresários invistam no setor.O PROINFA incentiva as fontes  alternativas de energia elétrica através de financiamentos e condições especiais.É por isso que empresários precisam avaliar todo o custo envolvido no projeto,fazendo modelos econômicos para que se tenha os custos dos investimentos operacionais,remuneração do projeto e principalmente a condição desse modelo ser financiado por bancos brasileiros no caso hoje o BNDES.
A questão dos empréstimos pode variar de acordo com a região,porém todos os Estados contam com um banco regional.
O Banco do nordeste frisa bastante a área do desenvolvimento sustentável,principalmente na parte energética (Como diria o Datena:Pô,me ajuda aí né! poderiam pelo menos seguir a ideia do Ceará).
Se um Estado não possui capacidade suficiente para produzir através da Eólica,outra fonte com toda certeza daria certo,só falta mesmo um pouco mais de empenho por parte da população,empresários e Governo.
No próximo post a continuação do tema: Sustentáveis no Brasil-Ceará.

Fonte:http://www.rnw.nl

2 comentários:

Canto do Zetty disse...

Muito bom. Continue assim e daqui a pouco escreverás um livro sobre sustentabilidade ligada ao meio ambiente.

XD

Wanessa Medeiros disse...

Ah Bruno,quem nunca sonhou em escrever um livro hã?
Mas não vamos exagerar,tenho muita coisa a aprender,muita mesmo.Valeu pelo comentário,esperando seu Blog por aqui!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Mostre aqui que você pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...