24 junho, 2011

Projeto Desertec:A Usina no deserto.


Como minha última postagem foi sobre fontes de energia,seria quase insano não dar continuidade ao assunto já que anda sendo destaque nos grandes meios de comunicação.
Antes de começar a falar sobre o Projeto Desertec,queria dar um recadinho pro pessoal que usa o contato: Não,não vou falar sobre a vergonha de ser brasileira no caso Battisti e menos ainda das propagandas do Tiririca,o Parolice é voltado para o meio ambiente agora.
Ambicioso,extravagante são dois dos adjetivos mais usados para classificar o Projeto DESERTEC,criado em 2009 por alemães tendo como objetivo promover a implantação do conceito de energia limpa vinda dos desertos através da exploração em grande escala da energia solar e eólica ao norte da África,abastecendo estes países,o Oriente Médio e parte da Europa.


Para entender melhor a parte dos adjetivos,vamos observar alguns números do projeto:Serão precisos 400 bilhões de Euros para construir os painéis fotovoltáicos (solares),espelhos e moinhos de vento no Saara.A estimativa do empreendimento seria a cobertura de até 15% da demanda de energia da Europa,Oriente Médio e parte da África até 2050.
Todas as diretrizes do projeto serão entregues até o fim de 2012,já que não pode ser fixado como somente um mega projeto de 400 bilhões de Euros,mas sim a ligação de vários projetos locais tendo o Marrocos como escolhido para sediar a construção da primeira central solar de 500 megawatts.
Apesar de toda a energia renovável e se passar por positivo,o projeto conta sim com os pontos negativos.
Sem discutir podemos citar o enorme gasto com a construção e com cabos especiais de alta tensão,o que faria o preço da eletricidade disparar.Além do preço existe também a questão da instabilidade política que envolve principalmente os países do Oriente Médio.
Porém nada impossível de se resolver.
Enfim o melhor a se fazer é planejar,já que a ideia é boa quem sabe em um futuro próximo ela não se espalha pelo mundo?
Próximo post é do Brasil ;-)








fontes:http://www.presseurop.eu,http://www.desertec.org/en/concept/

1 comentários:

OhmyFun disse...

Belo post!
pelo que tou vendo, a senhorita decidiu seguir o caminho ambiental.. parabéns pela iniciativa, nós do OhmyFun queremos te parabenizar, precisamos de mais pessoas alertas com o que fazem com nosso planeta!

Ah, confere a nossa nova postagem, Wasm!

http://ohmyfunnature.blogspot.com/2011/06/sustentabilidade-em-acao-1.html

Equipe OhmyFun'

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Mostre aqui que você pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...