19 julho, 2011

Sustentáveis no Brasil-Ceará parte 2


Como vimos no primeiro post,os aerogeradores são máquinas gigantescas  e muitos dos parques eólicos são construídos em áreas de dunas.No post de hoje vamos ver qual o tipo de tenologia necessária para construir sobre a areia e que tipo de impacto os aerogeradores podem causar às dunas(meio ambiente) e aos moradores locais.

Construir um parque eólico em cima de dunas é extremamente desafiador por isso requer a entrada de um emaranhado de tecnologias,juntando principalmente três engenharias:Eng.Civil,Eng. Elétrica e Eng. Mecânica.(e a Ambiental?!)
As dunas são solos especiais,pois se movem sob a influência dos ventos,por isso a junção das mais variadas tecnologias,onde se fazem fundações imensas para suportarem torres com cerca de 80 metros de altura incluindo também todos seus equipamentos.Em especial as dunas do Ceará porque são únicas no planeta,por sua composição morfológica extremamente complexa e dinâmica que resguardam aspectos arqueológicos e pela sua diversificada fauna e flora compartilhando então de uma relação bastante específica com as comunidades tradicionais,litorâneas e indígenas dando inclusive uma segurança alimentar e cultural aos seus moradores.
Por essas particularidades que há uma preocupação maior no que diz respeito a preservação das dunas.
Então...o que acontece quando se coloca em uma duna uma Usina Eólica?
Num primeiro momento observa-se que são iniciadas várias vias de acesso para que possa passar grandes gruas,criando-se assim verdadeiras redes de acesso aos vários aerogeradores,que deverão ser mantidos regularmente produzindo energia,e por isso precisam dessas vias de acesso para manutenções.Como são instaladas em dunas móveis observa-se que as areias começam a migrar para cima das estradas,começam a se deslocar do pé das grandes estruturas;por isso elas são fixadas artificialmente.Um outro impacto importante é a fragmentação e extinção de várias lagoas costeiras.
Para vários especialistas a construção das usinas eólicas foram feitas sem um estudo aprofundado dos impactos ambientais e sociais.
Um dos exemplo é sobre o questionamento por parte da comunidade do Cumbe* sobre a instalação de um parque eólico nas proximidade de sua comunidade,trazendo assim uma série de transtornos.
Além de estarem proibidos de trafegarem em praias e dunas,os moradores enfrentam os estragos em suas casas causados pelo movimento das máquinas.Outra preocupação está no que toca à exposição a radiação eletromagnética,já que tal radiação pode causar danos a saúde humana e dos animais.
Estudos internacionais afirmam que as moradias precisam estar entre 150 e 200 metros das linhas de transmissão, estes mostraram também que crianças expostas a radiação adquiriram leucemia e os idosos Alzheimer.
Quando iniciei a matéria sobre sustentabilidade já sabia que o post de hoje seria um dos mais complexos,pois mostraria não apenas o lado ecologicamente correto,mostraria o quão prejudicados os moradores locais estão.
Imaginem perder o direito ao lazer que as praias proporcionavam,ou talvez uma promessa de emprego que nunca veio (como foi prometido pela empresa) fora o risco à saúde.
Sem sombra de dúvidas o incetivo às "novas" formas de energia é válido,porém vale lembrar que as empresas que são designadas a tal empreendimento devem no mínimo atender aos requisitos ambientais e sociais.Se esquecem que os moradores moram há décadas no local e que tiram de lá o que necessitam para sua sobrevivência.
Consciência é o que falta as empresas,CONSCIÊNCIA!
*http://comunidadesitiocumbe.blogspot.com/ acessem,aqui conhecerão o drama dos moradores da comunidade do Cumbe.

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Mostre aqui que você pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...