13 junho, 2011

Energia no Brasil


Justamente na Semana do Meio Ambiente,quando penso em escrever sobre fontes de Energia no Brasil eis que me deixam sem energia elétrica e sem internet (por sinal,desde que comecei a escrever no Blog,coisas estranhas andam acontecendo comigo).
Após esse fatídico episódio observei o quão somos dependentes de eletricidade:desde a bodega da esquina à grande indústria,da sua casa aos centros universitários.Por causa desta dependência,várias fontes de Energia são utilizadas,algumas inteligentes outras não tanto,mas todas importantes.
Quando digo que o Brasil é um país maravilhoso e privilegiado com relação aos demais eu não minto!
Em meio a várias Fontes de Energia existentes;o Brasil detém o poder de escolher qual o tipo lhe convém (hidráulica,fóssil,solar,eólica,biomassa e etc),porém não é exatamente o que acontece.

Antes de começar é interessante destacar que os tipos de energia são diferentes,melhor dizendo levam nomenclaturas diferentes de acordo com sua origem.Elas podem ser renováveis ou esgotáveis,e em alguns casos levam o nome de alternativas.Uma fonte de energia renovável é aquela que faz parte de um ciclo constante,que não se esgota (sol,vento,água etc.).
Já as esgotáveis possuem uma quantidade limitada em nosso Planeta,podendo vir a faltar um dia,caso não haja um consumo racional.
O que geralmente confunde a cabeça das pessoas é a terceira classificação: as alternativas.
Pra início de conversa: alternativa não é a mesma coisa  de renovável,por exemplo,a energia hidroelétrica provém da água que é uma fonte renovável mas não é alternativa. Alternativa é aquela que foge das fontes convencionais e que são usadas em baixa escala (convencionais são aquelas que movimentam a economia mundial: carvão,petróleo,nuclear,hidrelétrica).
Provavelmente a energia que alimenta seu computador foi gerada em uma Usina Hidrelétrica(hidráulica),já que é a mais usada no Brasil,tudo isso graças à grande quantidade de rios existentes em nosso país.
Veja o gráfico:(clique na imagem)

Neste momento você deve estar se perguntando: por que este post?
Uma aula de Geografia?(nem tenho talento pra isso,Oxalá se tivesse)
Eu respondo: puderam observar na imagem (espero sinceramente que tenham clicado nela) que não aparece nem a Energia Eólica(ventos) nem a Solar?
Elas ficaram embutidas naqueles 9,5%,um número bastante pequeno se comparado às hidroelétricas.
Observaram também que a Biomassa é de uma porcentagem bastante pequena?
O problema começa aí.
Todos sabem que os Derivados do Petróleo assim também como as Hidrelétricas causam um grande impacto ao Meio Ambiente,o que as pessoas não conseguem entender é por que motivos no Brasil não há investimentos em outras fontes de Energia.
Voltando à minha admiração por nosso país,onde digo que é privilegiado,que chega a ser um dos poucos países com uma inclinação próxima aos 90° em relação ao Sol,que possui um litoral com mais de 7.000 KM de extensão,e também ostentando o título de maior produtor de cana-de-açúcar do mundo podendo gerar energia através do álcool(menos poluente) e por fim da Biomassa.Por que então não existe interesse por elas?Será que somos tão atrasados tecnologicamente?(acho que não hein).
A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte ou a Nuclear de Angra III,energeticamente falando talvez sejam jogadas errôneas,tendo em vista principalmente a degradação ambiental e uma pouca eficiência já que não produziriam uma quantidade elevada de KW,ou no caso de Angra o preço elevado do KW/h (consequentemente pagando mais por ela).
Pra terminar uma frase que ilustra bem a situação do Brasil:"Deus não dá asas à cobra",o Brasil com estas características poderia sem sombra de dúvidas sair na ponta no que diz respeito às Fontes Alternativas,Sustentáveis...mas não,preferem o comodismo,as fontes obsoletas,poluentes e insustentáveis.
Outros países já teriam usado e abusado destas características,mas por aqui tudo é muuuito leeentoo!
Só espero que quando acordarem ainda tenha tempo de correr atrás e que empresas estrangeiras não façam a festa em nossas riquezas.


2 comentários:

OhmyFun disse...

Legal o teu blog, Wasm! Parabéns!

Wanessa Medeiros disse...

Obrigada OhmyFun,fico feliz que tenha gostado,volte sempre! :D

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Mostre aqui que você pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...