05 setembro, 2011

5 de Setembro: Dia da Amazônia!


Percebo que ando postando somente em datas comemorativas.Isso não é bom,pois o meio ambiente não deveria ser lembrado somente em datas especiais,mas sim todos os dias.
Mas hoje há um motivo mais que especial:


Sim,a maior floresta tropical do mundo tem um dia dedicado só a ela,além do mais esse ano será marcado como o Ano Internacional das Florestas,nada mais justo que uma postagem!
Apesar de todo o desmatamento,disputa de terras e queimadas,resolvi colocar não as catástrofes (não que não sejam importantes) mas sim curiosidades sobre a maior riqueza que possuímos,pois quanto mais conhecemos mais amamos!

►A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5  da América do Sul e a metade do Brasil,
►Um hectare da floresta amazônica tem mais espécies que toda América do Norte,
Ao contrário do que se pode imaginar, os rios mais feios da Amazônia, os de água barrenta, são os mais generosos para a vida na região.
Vive na Amazônia a maior mariposa do mundo, a Imperador. Tem 30 cm de envergadura – tamanho igual ao de duas canetas esferográficas.
►Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Amazônia (67%). Das 141 espécies de morcegos, 125 voam também na Amazônia.
A Amazônia não é o “pulmão do mundo” no sentido comum do termo. No entanto, o sistema florestal da região, alem de evitar a erosão, funciona como uma “esponja”, absorvendo substâncias trazidas pelos ventos e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico.É verdade que a floresta produz uma imensa quantidade de oxigênio mediante a fotossíntese durante o dia. porém, as plantas superiores e outros organismos associados vivendo nessa mesma floresta respiram 24 por dia, ou seja o oxigênio que a floresta produz acaba sendo utilizado na respiração dela mesma.
A maior bacia de rio do mundo é a bacia de drenagem do rio Amazonas, que abrange cerca de 7.045.000 km² - uma área quase do tamanho da Austrália.
Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.

Por tudo isso: Parabéns Amazônia!Vida LONGA!

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Mostre aqui que você pensa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...