Já parou pra pensar o quão exposto à bactérias estamos?
Em todos os lugares,de todos os jeitos enfim,em tudo.E quando o assunto é a água?
Já parou pra pensar em que estado a água que você consome se encontra?
A maioria das pessoas preferem usar o filtro de barro,fibra de coco ou mesmo garrafa de água mineral por justamente não confiarem no tratamento que sua água recebe.
Segundo o IBGE de cada cinco moradias no Brasil uma não possui água encanada o que significa que 12 milhões de pessoas utilizam bicas,minas e até carros-pipa para conseguirem água.
E para as pessoas que possuem água encanada existem as companhias de saneamento que têm a obrigação de oferecer uma água de qualidade,tendo como serviços básicos:
-captação,adução e tratamento da água bruta;
-adução,reservação e distribuição da água tratada.
Outros detalhes como o tratamento de esgoto e um possível reaproveitamento da água não são frequentemente postos em prática,pelo fato de ser um processo caro,ocasionando então o despejamento destes mesmos efluentes em rios e córregos prejudicando não só o meio ambiente mas também a saúde de toda a população.
Apesar de toda a discussão especialistas afirmam que a água que sai da estação de tratamento está apta para o consumo o que geralmente ocorre é a contaminação no decorrer do percurso,da estação até as torneiras.
Enquanto no Brasil as pessoas pagam para terem água mineral em casa,nos EUA (Nova York) cerca de 9 milhões de pessoas podem beber água sem que elas precisem passar por nenhuma estação de tratamento,já que fazendeiros e proprietários de terra preservam um parque criado desde 1904,fazendo com que as águas desçam das montanhas diretamente para as torneiras.
Lá a água é tão bem quista que ONG's fazem intensa divulgação,conscientizando as pessoas a não comprarem água mineral,como nos mostra o vídeo abaixo:
Mas e você,confia na água que consome,acha que ela é bem tratada a ponto de não passar por filtro ou outros métodos de purificação?
Vote na enquete:
Fontes:IBGE,Globo
Fontes:IBGE,Globo
0 comentários:
Postar um comentário
Mostre aqui que você pensa!